FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS
homem-carrancudo-sofrendo-de-zumbido-latejante-dor-de-ouvido-cansado-de-barulho-tocando-ouvido-dolorido_165285-2751.

O inverno é a estação com as temperaturas mais baixas do ano. Dependendo do local em que se mora, o frio pode ser intenso, e essa característica aumenta a probabilidade de se ter dor de ouvido.
Para diminuir as chances de que isso aconteça, é essencial tomar alguns cuidados para proteger o ouvido de forma adequada. Por isso, para ajudá-lo nessa tarefa, no artigo de hoje mostraremos quais são os tipos de dores de ouvido e o que é preciso fazer para evitá-las durante o inverno. Acompanhe!

Quais são os tipos de dores de ouvido

As dores de ouvido normalmente estão ligadas a uma inflamação do sistema auditivo, conhecida como otite. Basicamente, existem três tipos: a otite externa, mais predominante no verão; a otite interna, que atinge a parte mais profunda do ouvido; e a otite média, que acomete as pessoas principalmente durante o inverno e, portanto, é o foco do nosso artigo de hoje.

Otite média

Esse tipo de dor de ouvido, normalmente, é consequência de outros problemas comuns no inverno. Os principais são aqueles causados por bactérias ou vírus como:
Gripes;
Infecções de garganta;
Infecções no sistema respiratório;
Alergias respiratórias.

Já os sintomas que devem acender a luz vermelha para a otite média são:

Dor no ouvido;
Febre;
Diminuição da audição;
Ouvido tapado;
Vermelhidão e inchaço;
Secreção nos ouvidos.

Caso alguns desses sintomas apareçam, o mais indicado é procurar o seu (sua) médico (a) para fazer um diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado. Lembrando que a otite é um problema tratável, entretanto, caso se torne recorrente, pode trazer consequências mais graves como a perda da audição.

O que fazer para evitar as dores de ouvido no inverno

Agora que você já sabe que a otite média é a principal causa de dor de ouvido no inverno, chegou o momento de aprender a diminuir a probabilidade de que ela aconteça! Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Use roupas e acessórios adequados

A primeira ação para evitar os problemas no ouvido durante o frio é usar roupas adequadas e manter-se aquecido. Além disso, é sempre importante proteger os ouvidos, principalmente em locais em que a temperatura costuma ser baixa. Aposte nos gorros, toucas e protetores auriculares.

Preste atenção na higiene

O uso de hastes flexíveis de forma incorreta pode empurrar a cera para dentro do ouvido resultando em inflamações. Sendo assim, o indicado é fazer a higiene do ouvido somente na parte mais externa, retirando o excesso.
Além disso, a higiene do trato respiratório também é importante, uma vez que a secreção do nariz, comum durante o inverno, pode se acumular na tuba auditiva ou chegar até o ouvido médio. Durante gripes ou infecções respiratórias garanta que as secreções não se acumulem. Uma boa prática é realizar lavagem nasal com frequência.

Cuide da saúde

A última dica para evitar dor de ouvido no inverno é cuidar da saúde! As gripes e infecções costumam aparecer nos momentos em que a imunidade está baixa. Portanto, é importante adotar hábitos que fortaleçam o sistema imunológico, como:

Manter uma alimentação saudável e balanceada;
Evitar o sedentarismo, praticando atividades físicas sempre que possível;
Tomar as vacinas que combatem problemas comuns no inverno, como a da gripe, etc.

O inverno é uma das estações mais apreciadas por grande parte das pessoas. Apesar dos momentos felizes e aconchegantes que ele proporciona, é necessário estar atento à saúde para diminuir as chances de problemas como as dores de ouvido aparecerem!

Gostou do artigo? Se você ficou curioso para aprender mais sobre os tipos de dores de ouvido, confira o nosso post especial com tudo sobre otite!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.