FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS

Você sabia que existe uma relação entre a sua capacidade de andar, ficar em pé e manter o equilíbrio e importantes problemas no ouvido? Neste post vamos explicar a conexão entre labirintite e perda auditiva permanente. Você terá informações importantes sobre como a labirintite acontece, suas causas e os riscos de perda de audição definitiva.

A relação entre a audição e o equilíbrio

Nossos ouvidos não nos ajudam apenas a ouvir. Na verdade, eles trabalham em conjunto com outros sistemas do nosso corpo para fazer com que possamos entender o nosso lugar no espaço. Por exemplo, se você tem um senso de equilíbrio estável, significa que não tem problemas para entender onde está, como se manter em pé e como evitar cair. Seus olhos e cérebro estão bastante envolvidos neste processo, mas não são os únicos.

Muitas pessoas que têm problemas de equilíbrio descobrem que o motivo está em seus ouvidos. Os distúrbios do equilíbrio podem fazer você se sentir instável, vacilante ou em constante movimento. Essas sensações de vertigem podem afetar seriamente sua capacidade de andar, ficar em pé e até mesmo sentar-se.

Labirintite: definição e causas

Labirintite é o termo mais comum para expressar um problema que compromete não só o equilíbrio, mas também a audição, já que ela afeta diretamente o labirinto, estrutura da orelha interna responsável pela audição e pelo equilíbrio.

Existem doenças que podem causar crises de labirintite, como por exemplo processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, doenças neurológicas, compressões e alterações genéticas. Na maioria dos casos, ela se manifesta depois dos 50 anos, devido às alterações metabólicas. Grandes níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico também podem acarretar o mau funcionamento do sangue em áreas do cérebro e do labirinto.

A seguir, listamos as principais causas da labirintite:

  • Idade
  • Hipoglicemia
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Otites
  • Álcool
  • Fumo
  • Certos medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios
  • Estresse
  • Ansiedade

 

Problemas de equilíbrio e perda auditiva permanente

Como já vimos, nosso sistema de equilíbrio se baseia no labirinto, um labirinto de ossos e tecidos localizado no ouvido interno. Ele é tão sensível que até nos diz quando estamos nos movendo dentro de um veículo ou elevador.

É por isso que problemas no ouvido interno podem levar a problemas de equilíbrio, tontura, vertigem e até náusea. Podemos sentir que estamos nos movendo quando não estamos, lutar para ficar de pé ou ter enjoo por ficarmos parados. Todos esses problemas são sérios e podem afetar nossa capacidade de andar, sentar e, em alguns casos (devido à vertigem severa) podem gerar mal-estar até ao deitar.

Em geral, a labirintite significa uma infecção do ouvido interno. Ocorre quando o labirinto fica inchado e inflamado. Isso pode causar perda de audição, zumbido, sensação de vertigem e náuseas. A maioria das pessoas não perde a audição quando sofre de uma infecção no ouvido interno, mas é possível. É quando a condição se torna labirintite. Grande parte dessas condições pode ser tratada e curada, mas infecções graves podem causar danos definitivos.

A doença de Ménière é uma pressão elevada dentro do labirinto. Isso pode causar perda auditiva, vertigem e zumbido. Normalmente, afeta apenas um lado, embora casos bilaterais tenham sido relatados. Não há cura para essa doença, embora medicamentos possam ser usados ​​para tratá-la. Nesse sentido, tanto a labirintite quanto a doença de Ménière podem resultar em perda de  audição permanente.

É importante lembrarmos, porém, que a perda auditiva e os problemas de equilíbrio nem sempre ocorrem juntos. Nem todas as pessoas que sofrem de distúrbios de equilíbrio sofrem de perda auditiva e nem todas as pessoas com perda auditiva experimentam uma perda perceptível de equilíbrio.

 

 

Precauções e tratamento

Se perceber sintomas como tonturas, vertigens, desequilíbrio e instabilidade, investigue. Nos casos de labirintite também são relatadas a sensação de que o ambiente gira ao redor do corpo ou de que se está rodando no ambiente. A crise pode durar cerca de 10 minutos ou se estender durante dias.

É muito importante buscar atendimento rapidamente e fazer uma avaliação clínica completa para encaminhar o tratamento adequado. Lembrando que você também pode agendar uma avaliação auditiva gratuitamente para saber como está a saúde dos seus ouvidos.
Este artigo o ajudou você a entender melhor sua audição e senso de equilíbrio? Compartilhe aqui nos comentários. E siga acompanhando aqui no blog outros temas relacionados à perda auditiva e à saúde dos ouvidos.

Apenas como sugestão, acho que essa primeira frase ficaria ótima após a explicação da meniere.  [FT1] [FT1]

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.