vergonha de usar aparelho auditivo

Quer saber como combater a vergonha de usar aparelho auditivo?

A vergonha de usar aparelho auditivo é um sentimento que pode ser provocado por diferentes fatores, mas, em geral, diz respeito a uma barreira imposta pelo próprio paciente como reação à dificuldade de lidar com a curiosidade das outras pessoas.

O fato é que a forma como o paciente vê o seu próprio aparelho influencia no comportamento dos outros. Nesse sentido, é importante que o acessório seja visto pelo usuário como um facilitador fundamental para a recuperação da capacidade de escutar e melhorar a qualidade de vida.

Neste artigo vamos apresentar algumas dicas para superar a vergonha em utilizar aparelho auditivo e explicar sobre a importância de combater esse sentimento negativo. Continue lendo para saber mais!

Como combater a vergonha de usar aparelho auditivo?

Muitas vezes, as pessoas que estão passando por um processo de adaptação com os aparelhos auditivos sentem-se inseguros e com medo. Os olhares e os comentários podem ser tão incômodos que o paciente prefere não utilizá-los, acreditando que não sejam necessários.

O mais importante é considerar se vale a pena ter vergonha de um dispositivo que pode trazer inúmeros benefícios para a própria vida. Além disso, o aparelho auditivo ajuda a ouvir melhor, auxiliando na segurança pessoal, pois evita acidentes e promove a autoestima com a melhoria da comunicação nas relações interpessoais.

Seja paciente com as pessoas curiosas

Quando as observações de outros incomodam, é importante ser paciente e considerar que há situações em que as pessoas estão curiosas apenas em relação ao aparelho — nem sempre elas objetivam emitir opiniões maldosas e depreciativas. Por outro lado, também é válido analisar que a surdez pode ser um motivo de atenção maior do que o próprio uso do dispositivo.

Personalize o aparelho

As empresas têm investido em tecnologia para oferecer aparelhos mais discretos e menores. Entretanto, algumas pessoas ainda sentem algum incômodo com a visibilidade das próteses. Nesse caso, é interessante customizá-los.

Há usuários que encomendam modelos de cores diferentes e que aplicam adesivos decorativos. Embora isso seja mais utilizado por crianças e adolescentes, pessoas de todas as idades podem usufruir desse artifício para evitar eventuais preconceitos e superar a vergonha de usar o aparelho.

Pense nos benefícios de utilizar o dispositivo

O aparelho auditivo é responsável por captar e amplificar os sons externos. Dessa forma, deve ser considerado como os óculos de grau, com a função de ajudar a solucionar alterações nas funções essenciais para as atividades cotidianas.

O principal benefício do aparelho auditivo é a melhoria da comunicação, pois permite que o paciente participe de conversas sem a necessidade de pedir ao interlocutor que repita o que foi dito, ou fingir que entendeu tudo. Dessa forma, combate o isolamento e recupera o convívio social.

Troque experiências com pessoas que também utilizam aparelho auditivo

Conversar com pessoas que utilizam aparelhos auditivos pode ajudar muito na conscientização sobre os benefícios de utilizar o dispositivo. Nesse sentido, é interessante buscar grupos na internet que reúnem usuários dessas próteses.

A troca de experiências pode auxiliar o paciente a perceber que há outras pessoas com a mesma condição que conseguem prosseguir com a vida normalmente e de uma maneira melhor com a utilização do aparelho. As comunidades virtuais também possibilitam o compartilhamento dos sentimentos e relatos sobre adaptações ao dispositivo.

Qual a importância de lidar com esse sentimento?

Muitas vezes, por vergonha de utilizar uma prótese, as pessoas com déficit auditivo tornam-se resistentes e deixam de obter todos os benefícios que ele oferece. Dessa forma, é fundamental analisar o que impede a pessoa de obter uma melhor qualidade de vida.

Uma das formas de combater esse sentimento negativo é fazer uma lista com os pontos positivos e negativos que a utilização proporciona. Certamente, os benefícios serão muito maiores quando comparados aos aspectos que desagradam.

Como verificamos a vergonha de usar aparelho auditivo afeta as possibilidades de uma melhoria na qualidade de vida das pessoas com perda auditiva. Portanto, é fundamental procurar formas para combater esse sentimento, como as que comentamos neste artigo.

Gostou das dicas? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam o que pode ser feito para combater a vergonha de usar aparelho auditivo.

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website