3 cuidados com os ouvidos

A audição é uma das principais funções do corpo humano. Por meio dela e do correto funcionamento dos ouvidos, as pessoas conseguem se comunicar e ter uma melhor percepção dos sons e de tudo o que está a sua volta.

Para que ela seja preservada e desempenhe sua função, é muito importante conhecer dicas relacionadas à saúde auditiva e bons hábitos para os ouvidos. Pensando nisso, criamos este post para você conhecer 3 cuidados fundamentais com os ouvidos e a saúde auditiva. Acompanhe.

1) Higienize corretamente os ouvidos

3 cuidados com os ouvidos

A primeira dica de bons hábitos para os ouvidos é higienizar corretamente a região. Embora seja comum pensar que para limpar os ouvidos deve-se utilizar hastes flexíveis, popularmente conhecidas como cotonete, essa ação pode ser prejudicial. O instrumento pode acabar “empurrando” a cera para dentro do ouvido, obstruindo o canal auditivo.

Outro problema frequente ao utilizar o cotonete é desproteger a região. Isso porque a cera é responsável por proteger o canal auditivo, evitando a entrada de sujeira, fungos e bactérias. Por fim, a haste flexível pode ainda provocar perfurações no tímpano, podendo levar a lesões na região ou perda auditiva.

Portanto, a forma correta de realizar a limpeza dos ouvidos é higienizar somente a parte externa. Você pode fazer isso utilizando a ponta de uma toalha macia. Caso a quantidade de cera seja excessiva e atrapalhe a audição, o correto é procurar ajuda médica para que o especialista possa realizar a limpeza da região, evitando problemas auditivos. 

2) Faça consultas no tempo indicado

Outra dica essencial para cuidar da saúde dos ouvidos é realizar consultas com a frequência indicada por um especialista. A regularidade pode variar conforme a idade e as necessidades de cada um. O importante é não deixar de fazer um acompanhamento da saúde auditiva com um otorrino. 

As consultas de rotina são fundamentais para que se possa acompanhar o desempenho e a funcionalidade dos ouvidos. Além disso, por meio delas é possível realizar diagnósticos precoces, tratando possíveis problemas o quanto antes. Dessa forma, o prognóstico tende a ser melhor do que quando há um diagnóstico tardio. 

3) Evite exposição excessiva a volumes elevados

O ruído em excesso é um dos grandes causadores de perda auditiva. Quando uma pessoa é exposta por muito tempo a barulhos elevados, ela tende a ter, pouco a pouco, a sua audição prejudicada. Por isso, a nossa última dica para você cuidar da saúde dos seus ouvidos e manter bons hábitos é controlar esse fator.

Se você utiliza fones de ouvido com frequência, por exemplo, cuide para que o volume não passe os decibéis recomendados . Já para aqueles que trabalham em um ambiente com ruídos altos, é indispensável utilizar equipamentos de proteção adequados.

Cuidar da saúde auditiva é muito importante para levar uma vida mais tranquila. Essas três dicas, quando colocadas em prática, podem evitar muitos problemas para os ouvidos, inclusive a perda auditiva. Contudo, mesmo que você as siga, é essencial estar atento aos sinais do seu corpo. Qualquer alteração na audição busque ajuda médica o mais rápido possível. Assim, você poderá tratar e evitar problemas ainda mais graves.

Se você quer saber mais sobre saúde auditiva, confira o post especial que separamos para você sobre 5 mitos e verdades da dor de ouvido.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito