dor de cabeça

Perda auditiva e dor de cabeça: você já se perguntou se essas duas condições estão relacionadas? A dor de cabeça pode ser causada por incontáveis motivos, como doenças crônicas, desidratação, estresse, clima, infecções, disfunções hormonais, alimentação e… perda auditiva. Nesse mundo de possibilidades, quando a dor de cabeça surge e há uma desconfiança de perda auditiva, é preciso analisar outros sintomas para que o diagnóstico possa ser confirmado. 

Se você desconfia que a sua dor de cabeça possa estar relacionada a perda auditiva, este post é para você. Nele, traremos informações sobre as causas da perda de audição, a relação entre perda auditiva e dor de cabeça e os tratamentos para essa condição.

A dor de cabeça é um sintoma da perda auditiva?

A dor de cabeça pode ser, sim, um sintoma da perda auditiva. Contudo, muitas vezes, ela acompanha a perda de audição, pois é uma consequência do que levou a pessoa a ter alguma dificuldade de ouvir. Além da dor de cabeça, existem outros sintomas de perda auditiva como:

  • Zumbido;
  • Necessidade de aumentar volume da televisão;
  • Pedidos frequentes para repetir o que foi dito;
  • Dificuldade em entender o que é dito em grupos de conversa;
  • Comentários frequentes que você fala alto;
  • Dificuldade de ouvir ao telefone;
  • Cansaço após passar um tempo em um ambiente muito ruidoso;
  • Dificuldade para compreender a fala.

Agora que falamos de alguns dos sintomas e a relação entre perda auditiva e dor de cabeça, você deve estar se perguntando, afinal, o que leva a dificuldade auditiva. 

Uma das principais razões para alguém desenvolver a perda de audição é a idade. O envelhecimento pode ocasionar, naturalmente, a uma diminuição na audição. Além desse motivo, entretanto, há outras razões, veja a seguir as principais causas de perda auditiva e como elas também ocasionam dor de cabeça.

Infecções

As infecções estão no topo da lista de causas de perda auditiva. Doenças decorrentes de vírus e bactérias, como otite e gripe podem resultar em uma dificuldade temporária de audição. Elas também podem ter como sintoma a dor de cabeça. Nesse caso os sintomas se misturam. A boa notícia é que tanto a dor de cabeça, como a perda de audição tendem a desaparecer quando a infecção é tratada. Por esse motivo, sempre que tiver algum desconforto ou indícios que de algo não está certo com a sua saúde, consulte um médico. 

Síndromes

A audição pode ser afetada por diversas síndromes, como de Usher, de Pendred, de Brown Vialetto Van Laere e de Ménière. Essa última traz algumas consequências em decorrência do aumento da pressão interna do canal auditivo, como enxaquecas frequentes. 

Acidentes

Acidentes que envolvem pancadas na cabeça ou perfuração do tímpano podem levar a perda auditiva temporária ou não. Dependendo do que causou o acidente e das consequências que ele teve para o organismo como um todo, é possível que junto a perda auditiva tenhamos outros sintomas como a dor de cabeça, sangramento, zumbido, etc.

Exposição a ruídos altos

A exposição em excesso a ruídos altos pode ocasionar danos irreparáveis ao sistema auditivo, levando à perda parcial ou total da audição. Nesse caso, os ruídos normalmente são provenientes de explosões, ambiente de trabalho, festas, shows, etc.

A perda auditiva que acontece pela exposição a ruídos altos pode ser repentina, ou se desenvolver durante anos. Nesse caso, alguns sintomas podem indicar que problema está acontecendo, dentre eles a dor de cabeça constante, insônia, zumbido, etc.

Possíveis tratamentos para a perda de audição

dor de cabeça

Em primeiro lugar, você deve saber que a perda auditiva momentânea pode desaparecer quando o problema que levou a ela é tratado. Ou seja, se há uma diminuição da audição por causa de uma otite, quando você tratar a otite, a audição tende a voltar ao normal.

Quando a perda auditiva é consequência do envelhecimento, de alguma hereditariedade, acidente ou algo que seja irreversível, não há como reaver totalmente essa perda. Nesses casos, o tratamento pode ser feito através da reabilitação auditiva. Por meio dela, a pessoa consegue voltar a ouvir usando tecnologias como aparelhos auditivos, por exemplo. Atualmente existem modelos incríveis disponíveis no mercado, como os da Signia e da Widex que podem devolver a qualidade de vida e fazer com que a audição fique muito próxima ao normal. 

Perda auditiva e dor de cabeça são indícios de que algo no nosso corpo não está bem. Os dois sintomas podem ser decorrentes da mesma condição, entretanto, é sempre positivo buscar auxílio de especialistas. Lembrando que quanto mais cedo o fonoaudiólogo diagnosticar o problema auditivo, maiores são as chances de que a perda de audição não avance e possa ser tratada com o uso das melhores tecnologias. Portanto, se  você tem estado com dor de cabeça, e desconfia de algum problema de audição, agende uma consulta com um especialista!

Esse conteúdo foi útil? Se ficou alguma dúvida deixe um comentário no post! Teremos muito prazer em ajudá-lo!

2 Comentários

  1. Luiz Carlos Almeida da Silva

    Eu já uso aparelho quero comprar um novo aparelho e mais moderno.

    Responder
    • Comunicare

      Prezado Sr. Luiz, boa tarde! Tudo bem com o senhor?
      Aqui na Comunicare, trabalhamos com duas marcas premium Signia e Widex.

      O senhor pode realizar um teste gratuito com os aparelhos auditivos das marcas premium, líderes no mercado de aparelhos auditivos.

      Nossa equipe entrará em contato com o senhor para esclarecer algumas dúvidas e para agendarmos o seu teste gratuito.

      Ficamos à sua disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito