FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS
Saúde Auditiva

O sistema auditivo é o responsável por realizar as funções necessárias para que a pessoa possa captar o som, ouvir corretamente e se comunicar por meio da fala. Apesar de ser fundamental para que se tenha uma boa qualidade de vida, diversas ações podem prejudicar a saúde auditiva, ainda na infância.

Para evitar que isso aconteça, os pais e cuidadores precisam prestar atenção e estar atentos à audição da criança. Para ajudar nesta tarefa, o artigo de hoje traz muitas informações sobre o assunto. A seguir você entenderá a importância da saúde auditiva na infância, os perigos do dia a dia que podem prejudicar a audição e os sinais de alerta que podem caracterizar a perda auditiva. Acompanhe!

Entenda a importância da saúde auditiva

Ter uma boa saúde auditiva na infância é muito importante para que a criança consiga se desenvolver corretamente. A audição faz parte do processo de comunicação dos pequenos com o mundo. Quando ela não acontece de uma forma correta, diversos outros pontos do progresso infantil podem ser afetados. A criança pode ter dificuldade de entender as outras pessoas, de brincar com os amiguinhos, de aprender por meio de sons e de se comunicar utilizando a fala.

Preste atenção nos perigos do dia a dia

Embora a saúde auditiva possa ser comprometida por uma predisposição genética, ações do dia a dia também podem afetar a qualidade de escuta da criança. A seguir destacamos alguns perigos do cotidiano que devem ser observados pelos pais a fim de serem evitados.

Volume alto

O primeiro deles é a frequente exposição aos sons altos. Na infância, o sistema auditivo ainda está em desenvolvimento. O volume elevado pode danificar as células auditivas, afetando o amadurecimento do aparelho auditivo, e podendo causar problemas permanentes.

O ideal é que o volume dos sons não passe de 85 decibéis. É necessário controlar, então, o volume da televisão, dos aplicativos de música e evitar frequentar constantemente lugares barulhentos como shows, festas, comemorações com fogos de artifício, etc.

Fone de ouvido em excesso

Assim como os sons elevados, o uso de fones de ouvido em excesso e com volume alto também podem degradar as células auditivas. O ideal é, sempre que possível, evitar o uso de fones de ouvido.

Sabemos o quanto eles são facilitadores em diversos momentos. Portanto, o uso não deve ser proibido. Contudo, é dever dos pais instruir a criança a não utilizar quando não é necessário. Se ela está sozinha no quarto, por exemplo, pode ouvir sem utilizar o acessório.

Limpeza incorreta

Outro perigo para a saúde dos ouvidos é a limpeza incorreta. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as hastes flexíveis devem ser utilizadas para limpar apenas a parte externa do ouvido.

Quando o cotonete é introduzido na parte interna, ele pode “empurrar” a cera para dentro, causando uma obstrução. Além disso, essa cera é uma importante proteção do organismo contra fungos e bactérias que possam entrar pelo ouvido.

Esteja atento aos sinais de alerta que podem indicar a perda auditiva

Mesmo tomando todos os cuidados, a saúde auditiva pode ser afetada por causas que não podem ser prevenidas ou previstas. Nesses casos, quanto antes for diagnosticada a perda auditiva e tratada, melhor. Por isso, é preciso estar atento a todos os sinais de alteração que podem indicar algum problema auditivo.

A seguir, separamos alguns dos principais para que você conheça:

  • Alterações de comportamento da criança;
  • Dores de ouvido frequentes;
  • Volume alto ao assistir a televisão;
  • Dificuldades na escola;
  • Isolamento e falta de comunicação com outras crianças;
  • Falas e respostas que fogem do assunto;
  • Distração frequente;
  • Falta de resposta quando a criança é chamada, etc.

A saúde auditiva na infância deve ser preservada e cuidada pelos pais ou cuidadores. É necessário manter as consultas médicas e as vacinas em dia, estar atento a qualquer possível alteração na audição e sempre que perceber que há algo de diferente, consultar um especialista. Lembrando que o diagnóstico precoce pode ser fundamental para o sucesso do tratamento de alteração auditiva.

No post de hoje você aprendeu a cuidar da saúde auditiva da criança. Caso tenha algum tema que você tenha interesse em saber mais, deixe uma sugestão nos comentários para que possamos abordá-lo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.