Surdez Unilateral

A perda auditiva pode se manifestar de diferentes formas, sendo mais leve, mediana ou grave; em um ou nos dois ouvidos. Quando somente um dos ouvidos consegue captar o som, mesmo que em variadas intensidades, dizemos que a pessoa sofre de surdez unilateral.

Esse problema pode levar a inúmeros desconfortos. Por isso, é muito importante que a deficiência auditiva unilateral seja diagnosticada e tratada. Se você desconfia ou conhece alguém que sofre com essa condição, este post pode ajudá-lo.

A seguir mostraremos o que é e quais são as causas da surdez unilateral, quais as dúvidas e medos de quem sofre com ela, como funciona o tratamento e porque é importante encontrar um especialista no assunto. Acompanhe!

O que é a surdez unilateral?

A surdez unilateral diz respeito a perda auditiva em apenas um dos ouvidos. Embora a pessoa tenha um ouvido totalmente saudável, a deficiência auditiva unilateral pode trazer diversos problemas. Um deles é o impedimento da correta audição de direção do som. Neste caso, a pessoa fica sem conseguir saber de qual lado vem o barulho.

Além disso, se a pessoa escuta apenas com o ouvido esquerdo, e o som é proveniente do lado direito dela, qualquer barreira no meio do caminho pode atrapalhar a audição. A própria cabeça pode ser um obstáculo.

Quais são as principais causas para essa condição?

A surdez unilateral pode ser decorrente de causas variadas. A seguir, separamos os motivos mais comuns que fazem a perda de audição, em apenas um dos ouvidos se manifestar.

Surdez repentina

O primeiro deles é a surdez repentina. Ela pode acontecer em um ou nos dois ouvidos e os principais motivos para esse tipo de perda auditiva são predisposição genética, doenças e infecções virais.

Surdez congênita

A surdez congênita unilateral é aquela que surge ao nascimento. Ela é decorrente de problemas durante a gestação. Medicamentos tomados pela mãe, ou doenças adquiridas por ela, como sífilis e toxoplasmose são algumas das causas. Além disso, pode haver um fator hereditário.

Acidentes

Outra causa comum para a surdez unilateral são os acidentes que causam alguma lesão no nervo acústico. Alguns exemplos são os acidentes de carro, as agressões, as quedas graves, etc.

Doenças

Por fim, a última causa que também pode levar a perda auditiva em um dos ouvidos são as doenças. A síndrome de Ménière e o neuroma do acústico, mais conhecido como tumor benigno, são exemplos dessas doenças.

Como funciona o tratamento para surdez unilateral?

As principais formas de tratamento para a deficiência auditiva unilateral é o uso de aparelhos auditivos. Atualmente, existem muitos modelos discretos, que são desenvolvidos especialmente para atender aqueles que possuem surdez unilateral.

Apesar de a tecnologia proporcionar a possibilidade de as pessoas conseguirem ouvir, muitas levam um tempo para buscar ajuda. Esse tempo entre a aceitação e a procura por um especialista pode levar a uma piora no quadro, uma vez que o nervo auditivo tende a ser atrofiado por falta de estímulos.

Quais são as dúvidas e os medos de quem sofre de surdez unilateral?

Muitas pessoas que sofrem com a surdez unilateral têm vergonha ou receio de admitir essa condição, principalmente quando ela se manifesta na vida adulta. Grande parte delas pensam que a perda auditiva é passageira. Há ainda aqueles que se esforçam para ouvir melhor com o outro ouvido, e tem os que simplesmente se recusam a aceitar que possam estar com alguma alteração na audição.

Essa demora em assumir a condição e o medo de não ser aceito pelos outros, atrasa o tratamento e diminui muito a qualidade de vida. Além desse receio, há também as dúvidas: será que um dia a audição vai voltar? Será que a surdez unilateral pode se expandir para o outro ouvido?

Qual a importância de encontrar um especialista no assunto?

Para sanar qualquer dúvida, a melhor ação é consultar com um especialista, uma vez que cada ser humano é único e possui suas próprias características e particularidades.

Na Comunicare você encontra profissionais capacitados, que podem diagnosticar corretamente o seu problema e indicar o melhor tratamento. Além disso, ela conta com as melhores marcas de aparelhos auditivos, que conta com tecnologia de ponta para a perda auditiva em uma ou duas orelhas.

O quanto antes você diagnosticar e entender o que está acontecendo com você, maiores são as chances de se receber um tratamento adequado. Por isso, se você desconfia que não está ouvindo direito com um dos seus ouvidos, entre em contato com a Comunicare, passe por uma avaliação com fonoaudiólogos e realize testes gratuitos de dispositivos auditivos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito