Blog: Reabilitação

O aumento da longevidade permite que possamos desfrutar da vida por mais tempo. Para que tenhamos anos de qualidade, é necessário cuidar constantemente da saúde, uma vez que o organismo envelhece e diminui suas capacidades a cada ano.

Uma das funções afetadas é a audição. Para não haver prejuízos na escuta, muitos idosos precisam passar por uma reabilitação auditiva. Nesses casos, o acompanhamento familiar é de extrema importância para que exista aceitação e consciência sobre a necessidade do tratamento.

No artigo de hoje vamos falar sobre a reabilitação auditiva e mostrar 3 formas de a família apoiar os idosos que precisam passar por ela. Confira!

O que é a reabilitação auditiva dos idosos?

Os problemas de audição atingem um número elevado de pessoas. Segundo dados do IBGE, são quase 10 milhões de brasileiros com algum tipo de perda de audição, sendo que os idosos são os mais prejudicados.

Quando é constatada alguma deficiência de audição no idoso, é necessário que ele passe por uma avaliação de um profissional capacitado, como um fonoaudiólogo ou um médico. Com o resultado de um correto diagnóstico é possível traçar uma reabilitação auditiva, que consiste em diferentes tratamentos, como o uso de aparelho auditivo, para que a pessoa possa voltar a ouvir.

Como a família pode ajudar o idoso nesse processo?

Em grande parte das vezes, os idosos demoram a aceitar a situação. Nesses casos, o apoio da família é essencial para que a reabilitação auditiva possa ser feita da melhor forma possível. A seguir, destacamos 3 formas de a família ajudar.

1. Conscientizar o idoso da importância da reabilitação auditiva

A primeira ação de apoio dos familiares pode estar relacionada à conscientização da importância que a reabilitação auditiva tem para a saúde do idoso como um todo. Fazê-lo perceber que sem a audição muitas tarefas do dia a dia, como brincar com os netos, podem ficar comprometidas é uma boa maneira de chamar a atenção para a necessidade de realizar o tratamento de audição.

Lembrando que para que a reabilitação funcione, é indispensável que todas as partes estejam alinhadas e colaborem. Provavelmente o paciente vai necessitar fazer atividades indicadas pelo fonoaudiólogo em casa. Por isso, sua colaboração e força de vontade é fundamental para atingir os resultados esperados.

2. Ressaltar as dificuldades que essa situação traz

Um importante passo para ajudar um idoso resistente ao tratamento auditivo é mostrar para ele as dificuldades que a perda auditiva representa no dia a dia dele. Grande parte das vezes, as pessoas simplesmente se acostumam com alguma situação e passam a considerá-la normal, mesmo quando não é.

O familiar pode chamar a atenção para essas dificuldades de uma forma carinhosa. Ao ter que repetir uma frase, por exemplo, é possível ressaltar que com a reabilitação auditiva, o idoso poderia ter um melhor entendimento quando os outros falam.

3. Mostrar quais as consequências de não tratar a perda auditiva

Outro papel importante que os familiares de idosos com perda de audição podem desempenhar é o de mostrar quais são as consequências de não tratar a perda auditiva para a saúde.

A dificuldade de audição, mesmo que em estágios iniciais, pode acarretar inúmeros problemas que diminuem o bem-estar das pessoas. Dentre eles estão:

  • Distração frequente;
  • Dificuldade de frequentar ambientes barulhentos, como restaurantes;
  • Solicitação frequente para que repitam frases usando expressões como “o que?” “hã?” e “não entendi”);
  • Dificuldade de ler em voz alta;
  • Distúrbios mentais como depressão e ansiedade;
  • Isolamento e diminuição do convívio social por vergonha;
  • Autoestima afetada;
  • Relacionamento familiar ruim etc.

Além dessas três dicas, os familiares precisam demonstrar empatia e ter muita paciência para acompanhar os idosos no processo de reabilitação auditiva. O papel da família pode ser o que vai fazer diferença na decisão de buscar ajuda, confiar em profissionais qualificados e seguir todas as recomendações para que o tratamento seja um sucesso.

Agora que você já sabe o quanto é importante a família apoiar o idoso durante um processo de reabilitação auditiva, que tal fazer uma avaliação gratuita para saber como está a sua situação ou a de um familiar importante para você? Entre em contato e agende o atendimento.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito