Tratamento auditivo para crianças

A infância é um momento de descobertas. É nessa fase da vida que as crianças conhecem e aprendem sobre o mundo. E para que elas possam crescer e se desenvolver da melhor forma, é muito importante que funções como a audição estejam em perfeito funcionamento. Por isso, se você desconfia que seu filho tenha qualquer problema de audição é essencial procurar se informar sobre tratamento auditivo para crianças.

Quando feito de forma precoce, as chances de as crianças levarem uma vida igual a normal aumenta. Portanto, se você chama e seu filho não responde, se ele apresenta dificuldade de fala ou se por qualquer outro motivo você desconfia de problema de audição, continue a leitura e descubra tudo sobre exame, diagnóstico e tratamento auditivo para crianças.

Conheça os exames que devem ser feitos pelas crianças

Exames

Os exames auditivos infantis são essenciais para diagnosticar e tratar precocemente os problemas auditivos. Quando a criança nasce, ela deve realizar teste auditivo ainda no hospital. Além desse procedimento, existem outros exames que podem auxiliar os profissionais a diagnosticar a perda de audição. Obtenha a seguir informações sobre os principais testes.

Teste da orelhinha

O teste da orelhinha (Teste de Emissão Otoacústica – EOA) deve ser feito, obrigatoriamente, ainda na maternidade em todos os recém nascidos. A partir do resultado dele, os especialistas já podem iniciar um tratamento auditivo em crianças quando necessário.

O teste da orelhinha é simples e indolor para os bebês. Com o intuito de checar o funcionamento da audição, um aparelho emite sons e verifica se há resposta ao estímulo. Quando há alguma alteração, em uma ou nas duas orelhinhas, é necessário retestar. E em caso de falha no reteste, a recomendação é buscar um otorrino e realizar uma avaliação audiológica completa.

Observação dos marcos de comunicação

Além do teste da orelhinha feito no hospital, os pais e pediatras devem estar atentos aos marcos de desenvolvimento infantil. Embora cada criança tenha o seu tempo, é provável que haja algo atrapalhando o desenvolvimento quando muitos marcos deixam de ser alcançados. Confira alguns marcos que são sinais de alerta de perda auditiva quando não realizados no tempo certo:

  • 0 meses: acordar com barulhos fortes;
  • 1 a 3 meses: se acalmar com músicas;
  • 3 a 4 meses: prestar atenção em barulhos e emitir sons com a boca;
  • 6 a 8 meses: acompanhar o som e reproduzir monossílabas;
  • 12 meses: falar as primeiras palavras e entender comandos simples como “dar tchau” ou “pegar a bola”;
  • 18 meses: falar pelo menos 6 palavras;
  • 2 anos: formar frases simples como “quero água” ou “vamos passear no parque”.

Audiometria infantil

A audiometria também é um importante teste auditivo em crianças. Ela pode ser aplicada utilizando duas técnicas: a audiometria condicionada e a convencional. Em suma, a escolha da melhor opção depende de alguns fatores como a idade da criança, sintomas apresentados, se há risco aumentado para deficiência auditiva, etc. A partir da análise desses fatores, o especialista decide qual método será utilizado. Confira como se dá cada um deles:

  • Audiometria condicionada ou lúdica: é indicada para crianças entre 6 meses e 3 anos, e consiste em utilizar técnicas que mesclem estímulos sonoros e visuais como jogos e brincadeiras.
  • Audiometria convencional: é indicada para crianças a partir de 3 anos e se assemelha mais ao exame adulto, sendo realizado em cabine e com fones de ouvido.

Exames complementares

Dependendo de cada caso, outros testes de audição complementares podem ser solicitados pelos médicos. A seguir elaboramos uma lista com os principais:

  • Triagem de tons puros;
  • Timpanometria e impedanciometria;
  • PEATE (Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico);
  • Exames de imagem.

Entenda a importância do tratamento auditivo precoce

Tratamento auditivo

Realizar exames como a audiometria, que é considerado padrão-ouro para diagnosticar a perda de audição, é muito importante para que se possa realizar tratamento auditivo para crianças de forma precoce. Certamente, isso dá à criança maiores probabilidades de ter uma vida normal ou muito próxima a isso.

Por meio da audiometria, é possível identificar diversos problemas e doenças, como a otite. Essa infecção, quando não tratada em tempo hábil, pode trazer prejuízos, inclusive permanentes, para a audição.

Além disso, crianças que já nascem ou desenvolvem problemas de audição nos primeiros dois anos de vida, também podem se beneficiar do diagnóstico precoce. Isso acontece, pois nesse período do desenvolvimento infantil, as vias auditivas centrais ainda não estão formadas. Sendo assim, uma intervenção precoce leva a uma boa reabilitação e permite que a criança consiga se comunicar melhor.

Descubra os diferenciais da Comunicare no tratamento auditivo para crianças

Agora que você já sabe quais os exames auditivos devem ser realizados pelas crianças e qual a importância do diagnóstico precoce, chegou o momento de conhecer os diferenciais da Comunicare quando falamos em tratamento auditivo para crianças. Confira a seguir!

Equipe de fonoaudiólogos especializados

A primeira vantagem de contar com a Comunicare é poder ter a certeza que as crianças estão consultando com uma equipe de fonoaudiólogos especializados e com muita qualidade. Na Comunicare, todos os profissionais são qualificados e capacitados para prestar o melhor atendimento que o seu filho merece.

Aparelhos auditivos de última geração

Além de uma ótima equipe, a Comunicare também conta com aparelhos auditivos de última geração. Dessa forma, você tem a certeza de que seu filho utilizará o que há de mais moderno no mercado: as marcas Signia e Widex.

Acompanhamento de qualidade e adaptação facilitada

Um dos grandes diferenciais da Comunicare, que a fazem ser a melhor opção no tratamento auditivo para crianças, é o acompanhamento de perto que a equipe de profissionais realiza, e a adaptação facilitada.

A Comunicare tem todo o cuidado para que a fase de adaptação seja a mais leve possível. A empresa permite essa primeira experiência em casa e dessa forma, considera tudo o que envolve o dia a dia da criança, inclusive a vida escolar.

Portanto, nesse processo, a Comunicare é a escolha certa. Ela tem todo o cuidado que as crianças precisam e merecem na realização de exames objetivos de verificação e validação dos aparelhos auditivos e, claro, na reabilitação auditiva de excelência.

Deixe seu comentário no post caso tenha alguma dúvida ou precise de alguma ajuda sobre o tema. Se preferir, continue acompanhando mais artigos aqui do nosso blog.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito